Sobre designers e manicures

Faz um tempo que tenho pensado no valor e na importância da estética e da beleza nessa vida corrida que a gente leva hoje em dia. Nossa vida é tão apertada que raramente paramos para apreciar alguém ou alguma coisa. Perdemos a sensibilidade e a capacidade de contemplação, perdemos a oportunidade, todos os dias, de enxergar Deus nos mínimos detalhes de Sua criação, estamos nos tornando cada vez mais áridos, mecânicos e frios.

Um trecho no início do livro do Gênesis que quase nunca é citado por pregadores em suas homilias, sempre me chamou muito a atenção. A passagem diz: “E o Senhor Deus fez brotar da terra toda árvore agradável à vista”. O texto explicita de modo admirável a preocupação de Deus em fazer com que toda árvore fosse “agradável à vista”.

Você já parou pra pensar que Deus é o mais fantástico profissional do design de todas as eras? Que todas as coisas criadas no mundo, cada traço, forma, cor, tamanho e textura, foram pensadas e executadas por Ele e que Ele se preocupa com a estética, com os detalhes e com a beleza de cada atividade que fazemos?

Tudo de mais belo que existe no universo desde as mais distantes estrelas que decoram as noites sem luar, até as mais suntuosas maravilhas naturais do nosso planeta Terra são obras das mãos dEle. Todos os dias temos oportunidades reais de contemplar o horizonte, a metamorfose de cores do firmamento, o canto sereno de uma ave, o brilho ofuscante do sol, as frondosas e aconchegantes árvores, diariamente estamos expostos a um festival repleto de cores, traços, linhas, curvas, sons, cheiros e sabores de todos os tipos, pra todos os gostos. Já parou pra pensar que Deus escolheu que as coisas fossem assim? Que Ele escolheu agir assim e que Ele é assim?

Deus é um Deus que se preocupa com o design e com a beleza das coisas, com a organização, com a estética, com a harmonia dos elementos, Ele não é e nunca foi um Deus de bagunça, desleixado e indiferente ao que é belo, lembre-se: Ele fez brotar árvores na terra que eram “agradáveis à vista”.

É triste quando vejo gente que acredita e segue a Deus, tomadas por um pragmatismo doentio, pensando que tudo isso tem menos importância pra ele, ou pior, nem importância tem. Quando você for arrumar e organizar a cozinha, o guarda-roupa, seus livros, a estante, o quintal, o escritório, quando for decorar um ambiente, fazer uma propaganda, um folheto, um cartaz, um site, um vídeo, não deixe pra última hora, não seja negligente, não subestime o design nem a estética, eles comunicam muito mais a seu respeito do que você pode imaginar.

Quando for consertar a próxima torneira, trocar o próximo chuveiro, organizar seus documentos, quando for fazer aquela pintura em casa, planejar aquele investimento, por a mesa para o almoço de domingo, que tal lembrar que você é um parceiro de trabalho de Deus, o maior designer de todos os tempos – você pode até pedir dicas e trocar ideias com Ele. Repare nos detalhes, nos sabores, nas cores, nas letras, nos tamanhos, nos timbres, nas pequenas coisas feitas com excelência, dê valor a tudo isso. Não relativize o belo, ainda existe beleza no mundo de Deus. Ele mesmo deu uma incrível capacidade criadora e embelezadora para os homens, Ele nos fez assim porque Ele é assim, somos criados a Sua imagem e semelhança. Não jogue isso fora, valorize artesãos, decoradores, artistas plásticos, donas de casa, alfaiates, iluminadores, escritores, sapateiros, garis, cozinheiras, engenheiros de áudio, garçons, compositores, instrumentistas, pintores, escultores, cirurgiões médicos, marceneiros, manicures, carpinteiros, administradores, pedreiros, arquitetos, cabeleireiras, ambientalistas, esteticistas, jardineiros, designers e artistas de toda a sorte, e, por favor, não me venha com aquela conversa de que no Reino de Deus não existem artistas. Deus não é contra os artistas, pelo contrário, Deus é um deles.

Olhe para toda essa obra de arte que é a criação, quem seria Deus se não o maior e mais espetacular artista de todos os tempos? Quem disse que a arte e a estética não podem glorificar aquele que é o dono de toda beleza espalhada na face da Terra? Essa gente toda é muito valiosa, cada um deles têm a linda missão de embelezar ainda mais o mundo criado por Deus. Eu diria mais, cada ser humano tem um talento dado pelo Criador capaz de embelezar e organizar esse mundo bagunçado em que vivemos, um sorriso, um olhar, um abraço, um carinho, um simples gesto, cada uma destas coisas podem transformar o dia de alguém.

O Deus a quem servimos deu tudo isso pra gente, de graça, e se ao invés de reclamarmos de tudo e de todos, resolvêssemos arrumar a bagunça da nossa vida e embelezar o mundo que a gente vive? Bora?

Que Deus nos alcance!