15 conselhos para um ano realmente novo

Que sejam de fato uma realidade em nossa existência

Nessa época de fim de ano, é comum bater aquela canseira física/emocional/sentimental, renasce então aquela vontade de terminar o ano logo e começar um novo ciclo em nossas vidas. Alguns aproveitam para se autoexaminar e avaliar o que realmente mudou em suas vidas e o que ainda precisa de uns retoques a mais, outros, nem se preocupam com essas coisas.

Sempre criamos uma lista enorme de resoluções, tarefas e afazeres que pretendemos realizar durante o próximo ano, mas quase que sempre, nossas listas são esquecidas antes mesmo de virar o mês de Janeiro. A culpa não é sua! Você é exigente demais consigo! Assim, o ano começa e quem prometeu entrar em uma academia logo volta com sua rotina, quem prometeu parar de fumar não aguenta sustentar sua promessa diante do stress do dia-dia, quem prometeu fazer um novo curso, logo desanima. Porque será que nunca nos sentimos satisfeitos?

A verdade é que há um vazio dentro de nós que somente Deus pode preencher. Essa frase pode parecer um bom jargão, mas é um das maiores verdade que em nós chegou. Saber disso, modifica toda a nossa estrutura de vida.

Conheço pessoas que pensam que ganhar o dobro do salário que ganham iria “resolver” sua vida, gente que pensa que ter um carro novo, um novo emprego, uma nova casa, um novo diploma, um casamento, um namorado e que tudo isso pode acabar de uma vez com todas com sua sensação de incompletude. Pensamos assim, é por isso que nossas vontades são sempre materiais ou de satisfação própria, mas estar completo é mais que isso.

Porque ainda cremos que depois daquele segundo entre 23:59:59 e 00:00:00 as coisas vão mudar e alguma coisa mágica pode acontecer? Somos ritualistas e precisamos de começar e encerrar certos ciclos, mas infelizmente alguns desses ciclos tende a se repetir sem que haja mudança em nós.

Por isso, eu gostaria de dar alguns conselhos que não sejam uma promessa, mas que sejam de fato uma realidade em nossa existência. São elas:

  1. Nunca prometa nada que não possa cumprir. Promessas são carrascas e nos enchem de culpas.
  2. Seu ano será melhor se servir ao próximo e a sociedade antes de si.
  3. Você é carente e precisa dos outros. Abrace, beije, compartilhe!
  4. Não tem perdão em você, use o de Cristo. Diariamente.
  5. Você não pode sustentar sua vida. Não é seu dinheiro, nem seu trabalho que te provê. Quem te dá tudo é Ele.
  6. Melhorar sua aparência não melhorá sua alma. Invista mais tempo com Deus que frente ao espelho.
  7. Procure melhorar sua entonação. Muitos problemas de interpretação e desamor podem ser evitados. Nunca grita com ninguém.
  8. Se envolva com gente carente. Eles nos ensinam muito.
  9. Abandone sua religião. Ela não presta para nada. Siga Jesus.
  10. Jamais diga que amar não é para você. Ou não tem porque viver mais.
  11. Viver não tem receita. Pare de procurá-la.
  12. Seja organizado com o seu tempo. Tem hora para tudo.
  13. Feliz não é quem é, mas quem faz o outro ser.
  14. Não defenda gente que fica rico em nome de Deus só porque ele fala num púlpito qualquer. Qualquer um pode cair no papo desse bando.
  15. Não se poupe. Jesus disse que quem quer ganhar a vida, vai perder, e quem perde-la , vai encontrar.

Bem, acho que não vou resolver seus problemas de insatisfação até porque eu tenho muitos comigo ainda, mas creio que Cristo talvez possa se revelar ainda mais em sua vida quando você descobrir que pode estar errado acerca de si.  O Senhor quer se revelar a ti nesse novo ano que chega. Assim confiamos, Amém.

Murillo Leal é jornalista e escreve também no blog Crerpensando.
Contato: mumaleal@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/lealmurillo
Links: http://about.me/lealmurillo