Conhecer e prosseguir em conhecer

Uma daquelas mulheres que estavam nos ouvindo era Lídia, uma vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira. Ela adorava a Deus, e o Senhor abriu a mente dela para que compreendesse o que Paulo dizia.” (Atos 16:14)

Era sábado, quando Paulo, procurando um lugar de oração para os judeus, sentou-se para conversar com algumas mulheres em Filipos. Uma dessas mulheres que encontrou na beira do rio chamava-se Lídia. Não era judia, nem cristã, mas em seu coração havia espaço para Deus. Ela O amava e queria conhecê-Lo mais.

Lídia foi uma mulher que não se conformou com o que ela já sabia sobre Deus. Por não ser judia e trabalhar com comércio, provavelmente, num sábado ela poderia estar trabalhando, mas escolheu parar para orar e conversar a respeito do Criador. Um contato superficial não a satisfez, então procurou se aprofundar no entendimento de quem Ele era. E assim, o próprio Deus abriu sua mente e coração para compreender a riqueza do que o apóstolo ensinava. Seu desejo era iniciar um novo e vivo relacionamento com o Senhor.

Sei que nossas vidas são atribuladas. Temos que trabalhar, ir à faculdade, estudar para provas, fazer compras no mercado, cuidar dos filhos, visitar a família, resolver problemas do dia-a-dia e até mesmo os compromissos na igreja. São muitas coisas para fazer. As obrigações e até mesmo nosso lazer ocupam muito do nosso tempo. Não é fácil não ser engolido pela rotina. Não é fácil distinguir o que é importante e o que é essencial. É difícil manter-se firme e constantemente desejoso na busca de uma relação significativa com o Pai. É mais fácil contentar-se com o raso e viver um senso-comum.

É esse conformismo que nos faz acreditar que ouvir a pregação no domingo é o suficiente ou que ler um versículo e agradecer pelo dia antes de dormir é o bastante.

Mas, na verdade, não é. Deus tem muito mais a nos revelar quando dedicamos nosso tempo a conhecê-Lo. Sua Palavra é viva e eficaz e nunca nos confronta da mesma maneira, a cada vez, mesmo ao lermos uma passagem já conhecida, nos revela detalhes diferentes e aplicações novas. Tem segredos extraordinários para nos mostrar nas pequenas coisas da nossa vida, quando permitimos que Ele participe dos grandes e, principalmente, dos sutis detalhes do nosso dia-a-dia.

E peço a Deus que, da riqueza da Sua glória, Ele, por meio do Seu Espírito, dê a vocês poder para que sejam espiritualmente fortes. Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Deus em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade. Sim, embora seja impossível conhecê-Lo perfeitamente, peço que vocês venham a conhecê-Lo, para que assim Deus encha completamente o ser de vocês com a Sua natureza.” (Efésios 3:16-19)

Aprendi que quando fazemos algo por 30 dias seguidos, podemos criar um hábito.

Que hoje sua mente e coração sejam para conhecer e prosseguir em conhecer mais ao seu melhor amigo, ao seu Pai, ao seu salvador. Que Deus te dê forças para que você não se renda a essa rotina alucinante que nos rouba tanto tempo de qualidade com a Ele. Que Ele te ajude a se organizar para dedicar tempo à leitura das escrituras e à oração. Dessa forma, te dará um espírito sensível a Sua voz, pronto para compreender que apenas Ele pode fazer em você, por você e através de você.

Conhecendo mais sobre quem Deus é, através de Sua Palavra, você terá coragem para viver sua vocação. Como Lídia, ao conhecer-Lo em profundidade, você estará disposto a ouvir o que Ele diz e agir de acordo com isso. Você poderá vê-Lo nos pequenos milagres do seu cotidiano, compreenderá Seu cuidado através do sorriso de uma criança, aprenderá sobre Seu amor em cada relacionamento, identificará Sua graça a cada nova chance que receber. Quando mergulhamos na imensidão de Deus, nunca mais voltaremos a vida de superfície. De maneira simples e cativante, o Senhor tem muito mais DEle para você!

Que o amor do Pai te leve a prosseguir na busca de um coração sedento e faminto por mais de Sua pessoa! Uma dica para ouvir nesse percurso: Palavrantiga – Tudo o que vi não é tudo o que eu preciso aprender.

Boa semana para vocês!