Conversão ou confusão?

photo-1454909516657-78526f214d05

  • Coração.

A fé em Jesus é uma fé intimamente ligada ao coração. Mas o que exatamente quero dizer por coração? Coração na abordagem de Jesus é o nosso centro existencial, é o âmago do nosso ser. É aquele lugar onde residem todas as nossas motivações, angústias, alegrias, medos, tristezas, euforias e intenções.

O coração é aquele seu lado que cobiça indevidamente aquilo que não lhe pertence, ou aquele outro lado onde residem os mais lindos e sublimes sentimentos que você tem pelas pessoas mais importantes da sua vida. É o lugar onde só você e Deus chegam. É onde podemos medir e testemunhar sem mentiras o quão mau somos e o quão restaurados estamos sendo pelo Espírito Santo. O coração é o centro de tudo, é o lugar mais íntimo da sua existência, e também, o lugar mais delicado de se mexer na história de um ser humano.

  • Confusão.

Entenda que curioso é que Jesus fala que exatamente do coração é que procedem os maus desejos, e é exatamente aí onde temos uma sonora confusão. Podem achar engraçado, mas eu demorei anos pra entender o que Jesus estava querendo dizer quando disse que o que contamina o homem não vem de fora, mas de dentro. Eu não havia entendido a dura realidade de que o pecado e a maldade são intrínsecos ao seres humanos. Nossa maldade é voluntária, desde o nascimento até o fim da vida, não paramos de pecar. Experimente dizer a uma criança pra que não coloque seu dedinho no buraco da tomada e depois me diga se ela não foi lá e fez exatamente o que você pediu pra ela não fazer.

Somos desobedientes por natureza, somos miseráveis criaturas que precisam desesperadamente da intervenção de Jesus para que saiamos do lamaçal de rebeldia contra Deus em que nos encontramos.

  • Conversão

Por isso conversão não é um negócio fútil, raso, banal ou fácil demais. Não tem meramente a ver com um levantar de mãos ou com uma oração na frente de uma congregação. Conversão não pode se resumir a apresentação de números estratosféricos que as vezes presenciamos ao término de alguns eventos. Em certas ocasiões nem mesmo o evangelho de Jesus é pregado. Como podemos alegar que diante da inexistência da pregação do evangelho existam novos convertidos verdadeiros?

Conversão não é só ir à igreja.

Conversão é muito mais do que tornar-se membro da igreja da moda que tem o movimento do momento. É mais do que procurar a denominação com o melhor louvor, a melhor luz, o melhor som, o melhor ar condicionado ou com a galera mais ‘descolada’. Não que estas coisas sejam erradas em si mesmas, todavia, conversão real está anos-luz disso tudo.

lucas1

Conversão implica em uma radical transformação do coração. É uma vida inteira de idolatrias e equívocos deixados para trás e a adoção de um novo modo de vida completamente diferente com base única e exclusiva nos ensinamentos e nas palavras de Jesus. É um processo dolorido de troca de mentalidade, e isso não é nada simples.

É nesse ponto que eu queria te desafiar a refletir seriamente se tem sido verdadeiramente o Senhor Jesus que tem dominado o seu coração. Você está em busca de Jesus ou das coisas que você pode arrancar dEle? Queria te desafiar a sondar seu coração e examinar francamente o que tem te motivado, e exatamente porque você tem vivido e feito tudo que vive e faz, seja dentro ou fora da igreja.

Infelizmente, é possível que passemos anos e anos frequentando cultos, retiros, evangelismos, shows e toda sorte de ambientes religiosos, mas ao mesmo tempo completamente distantes de Deus e de um relacionamento verdadeiro com Jesus. O fato é que você não sabe cuidar tão bem de si mesmo quanto Deus nosso Pai sabe, e se você está procurando qualquer outra coisa na vida pra suprir seus sonhos e desejos que não o próprio Senhor, você precisar se arrepender e abandonar a vida idólatra e egoísta em que você está afundado. Acredite, Cristo é suficiente!

E o que fizeram com a igreja nisso tudo?

Transformaram a igreja em um supermercado da fé e Jesus em um multi-produto que atende a todas as nossas fúteis aspirações narcisistas e diabólicas. Tudo isso é fruto da nossa natureza caída e do nosso coração pecador que rompeu com os valores do Reino de nosso Senhor e com o próprio Senhor. E o que é pior, nós cristãos caímos nessa mentira, nós a alimentamos, nós mesmos a divulgamos.

lagoinha-cheirando-a-biblia-em-solidariedade-ao-pastor-Lucinho

Todavia, Jesus é muito mais que isso. Jesus redime corações, ressignifica motivações, traz novo sentido para nossa existência e faz novas, consistentes e verdadeiras conversões para glória de Seu Santo nome.

Minha reflexão é fruto da preocupação de estarmos vivendo domingo após domingo, retiro após retiro, louvorzão após louvorzão, uma mentira travestida de religião cristã, de estarmos buscando êxtases e arrepios espirituais em lugar do evangelho do contrito de coração, ou de estarmos buscando satisfação em outros lugares quando na verdade Aquele que é tudo em todos, que é o caminho, a verdade e a vida, quer apenas uma única coisa de nós: o nosso coração.

E como colaboro para mudar isso?

Oro pra que sua conclusão ao examinar-se a si mesmo não seja de que sua conversão é na verdade uma grande confusão, porém se o for, alegre-se, ainda há tempo para verdadeira conversão, arrependa-se, mude sua forma de ver o mundo, faça isso todos os dias. Sempre há tempo para se arrepender, há tempo todos os dias para todas as pessoas, para mim, para você, para todos, portanto: arrependamo-nos! É a ordem do Mestre!

Que Deus nos cubra com suas misericórdias e nos alcance com seu infinito amor!