Guidom

“A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o Senhor.” (Provérbios 16:9)

Você, provavelmente, já assistiu aquele filme chamado Click. Lembro-me da primeira vez que o vi. Achei incrível um controle que pudesse acelerar os momentos tediosos das aulas, pausar naquele instante de felicidade em que eu estivesse comendo um bolo de chocolate delicioso, ou pelo menos voltar algumas horinhas da noite para que eu pudesse dormir mais. Doce ilusão essa de achar que eu poderia comandar algo. No decorrer do filme, vamos notando o quanto somos incapazes de lidar com a capacidade de ter o passado, presente e futuro nas mãos. Embaraçados e perdido, acabamos como Adam Sandler, controlado pelos próprios desejos. Acabamos sozinhos e tristes.

Perdemos a vida pelos dedos, achando que podíamos dominá-la. É inerente a todos nós querermos ter o domínio das nossas vidas, fazermos planos, dependermos de certezas, idealizarmos o futuro. Fazemos de tudo para que nosso caminho siga a trilha que previamente desenhamos, e quando isso não acontece, ficamos paralisados, angustiados, limitados e perdidos. É preciso muita fé para se submeter a soberania de Deus e deixar que Ele seja o guia da viagem, quando não enxergamos onde o roteiro irá nos levar. É nessa hora que devemos nos lembrar que o Senhor é a bússola que nos mostra o caminho certo. Nesses momentos podemos permitir que Ele nos ensine diante dos eventos inesperados, das trilhas diferentes dos nossos mapas traçados, que seguir os passos de Jesus é sempre o melhor caminho.

Nossa oração não deve ter como foco “mover” a mão de Deus a nosso favor, mas sim para que o nosso coração se mova de acordo com a vontade boa, perfeita e agrádavel de Deus.

Devemos descansar na certeza de que Deus cuida de nós e sempre sabe o que é melhor para cada um de Seus filhos. Mesmo que não possamos compreender, mesmo que não seja o que queremos, só nos cabe obedecer e confiar. Ele sabe de tudo, de todos, em todas as situações e circunstâncias. Conhecer mais sobre Ele nos faz aprender mais sobre quem somos.

Não digo que entregar o controle de tudo nas mãos do Senhor te dará o melhor carro, maior casa, muito dinheiro. Pode ser que Ele te dirija pelo caminho contrário. Mas fazer isso tirará das suas costas preocupações pesadas demais para você carregar. Te dará uma existência mais leve, num mundo onde tudo quer sempre te deixar para baixo.

Quando você lança sobre Ele todas as suas ansiedades, sonhos, planos e desejos, você encontra alívio, paz e confiança para continuar caminhando. Você se torna dependente do Seu amor, sendo livre para viver tudo o que Deus espera e deseja que você viva e seja, independente do que te acontecer. Você perderá o medo e a insegurança que há em você por não saber qual decisão tomar ou qual opção seguir. Não importa o que ocorre do lado de fora, quando Deus te preenche completamente por dentro.

Descanse na certeza de que nada do que te acontecer estará fora do conhecimento, controle e cuidado de Deus. Acredite que Ele age na sua vida de acordo com Seu propósito eterno. Com o seu livre-arbítrio, decida deixá-Lo viver em você de forma integral e completa, mesmo que para isso você tenha que seguir nesse caminho louco, estreito e fora de mão que é viver pelo que Ele diz e não por aquilo que você quer.

“Quem foi que disse que eu controlo o meu guidom? Quem me guia é quem me fez, e eu vivo um dia de cada vez, que é para eu não me perder e nem me equivocar no meu querer.”