O céu sabe o quão miserável sou

‘Miserável: desprovido de valor e de importância, ínfimo, de tamanho inexpressivo, que necessita de muita coisa, que incita compaixão por ter sido alvo da falta de graça.’

large_god-s-rehab-for-weak-weary-faith-arohepfn

É isso que somos. Você, eu, ninguém pode escapar, todos estamos nessa mesma situação. Estávamos condenados à mesma sorte (ou à falta dela) devido à nossa indignidade. Desde Adão, estamos condenados a um destino cruel de pecado e morte, morte e pecado. Nascemos fadados à ruína e você pode sentir isso transbordar em sua pele, através do mal que insiste e te incita a fazer o que você não quer, mesmo quando você luta com todas as forças para fazer o bem. Incapaz você se percebe, incompetente você se vê. Quem poderia nos livrar da angústia de viver eternamente à margem do que nosso propósito original esperava de nós? Corrupta vida, trapaceiro corpo, morta alma, para onde nosso espírito estaria indo? Parece não haver mais solução para tamanha miséria.

O Céu sabe o quão miserável eu sou.

Sim, há uma esperança para nós. Você pode estar se sentindo o pior dos humanos enquanto lê essas linhas, pensando não haver mais solução para o que você tem sido, mas não é bem assim. Onde há abundância de pecado, há fartura de divina Graça. Quanto mais fundo você chegou no poço, mais sujo e abandonada está, mais livre está para receber o Amor daquele que pode mudar sua vida. Um dia, um cara muito fora dos padrões socialmente esperados, abriu mão de tudo o que tinha em si – e esse tudo quer dizer tudo o que existe no universo e todo poder do mundo – e mesmo sem ainda existir pensou em você e teve esperança e alegria. Ele já sabia previamente o quão torto e errado você seria, mas isso não O desanimou, pelo contrário, Ele deu tudo o que era e tinha para que você não precisasse se sentir tão desesperançoso como está. Ele sabia que você, por si mesmo, não poderia mudar 01 cm da sua história. Ele soube disso e te amou e, por isso, pagou o preço por você, para que a sua dívida fosse paga, para que você não estivesse subjulgado à essa força que insiste em te deixar para baixo. Mesmo que você não tenha nada para retribuir na mesma proporção o que Ele fez por você, tudo bem. Ele só espera que você reconheça o quanto você é miserável, o quanto você precisa voltar ao seu caminho inicial, que nem notou quando se desviou (não é como se você tivesse muita opção também). Hoje Ele diz que está pronto para te agraciar com uma Vida onde eternamente há redenção para você.

Sim, o Céu sabe o quão miserável eu sou. Mas será que eu, cristão de tão longa data, tenho me lembrado disso?

Depois de um certo tempo que somos convertidos, frequentando semanalmente os cultos,  fazendo da nossa rotina servir à Deus, podemos nos esquecer dessa história aí em cima e ter o equivocado conforto de nos acharmos muito bons, tornando-nos aparentemente autossuficientes. Podemos começar a pensar que nossa vida ‘correta’ é satisfatória para pagar o nosso débito. Que estreita e perigosa essa linha de acharmo-nos bons o bastante. Ela pode nos desviar do Caminho, sem nem percebermos, fazendo o que achamos que é o que Ele espera de nós quando estamos apenas caminhando para longe de Sua vontade. E é por isso que a renovação constante da lembrança de tudo o que Cristo fez por nós é tão importante. Ela nos afasta da sensação de meritocracia e nos traz a memória sobre o quanto somos dependentes de Deus. E só quando compreendemos o quanto precisamos Dele, podemos verdadeiramente viver plenamente Seu querer.

Então, se você se esqueceu o quão miserável tem sido ou não consegue se esquecer disso, saiba que o Céu sabe o quão miserável você é e isso é o suficiente. Permita que hoje a Graça de Jesus se derrame sobre você para que você sinta o constrangimento do Amor Dele e volte para Seus braços misecordiosos. Permita que hoje a Graça de Jesus se derrame sobre você para que você sinta o anseio do coração do Pai de te receber com o Amor Dele e você corra para Seus braços acolhedores. Não importa em qual caminho você estivesse trilhando, hoje é tempo de voltar.


Você gosta dos textos do MVC? Que tal receber uma notificação pelo Messenger toda vez que um texto novo for publicado? É simples, clique AQUI e siga as instruções!