Pelo que serei lembrado?

As pessoas são mais lembradas por aquilo
que são do que pelas coisas que realizam

Aproveitando que hoje é o primeiro dia do ano, onde muitos estão traçando novas metas, quero te convidar a refletir na sua vida. Ano passado ouvi esta frase e fiquei meditando nela. Lembrei de algumas pessoas próximas a mim que possuem características marcantes que chamam mais a atenção do que qualquer outra coisa que possam fazer ou possuir. Um apelido, por exemplo, muitas vezes “pega” porque descreve mais intensamente uma pessoa do que seu nome verdadeiro.

Alguém que você precisa conhecer: Barnabé

Você certamente já leu ou ouviu alguma coisa a respeito desse cara. Sabemos que ele participou de uma viagem missionária com Paulo no começo da igreja. Sabemos também que ele era um cara legal. Lucas o chamou de “homem bom, cheio de Espírito Santo e de fé” (At 11:24). Mas pouca gente sabe que Barnabé não é o seu nome verdadeiro, seu nome era José. Pouca gente também sabe que ele era um levita de Chipre. Só conseguimos lembrar dele como homem bom que sempre procurava um modo de incentivar os outros, por isso mesmo os apóstolos o apelidaram de Barnabé, que significa “encorajador”.

Sempre que Barnabé é citado na Bíblia, está ajudando ou incentivando alguém. Uma hora ele tá vendendo propriedades para ajudar os irmãos que passavam por necessidade, outra hora está encorajando uma igreja aqui e ali. Foi Barnabé quem apresentou Saulo aos apóstolos, o camarada que perseguia a igreja. Esse mesmo Barnabé pegou uma briga com Paulo por causa de um jovem primo, que queria levar numa viagem missionária juntamente com Paulo, mas Paulo não quis porque o jovem havia desistido, por algum motivo, na sua primeira viagem. Paulo vai pra um lado e Barnabé pro outro, mas Barnabé não desistiu do jovem João Marcos, independente do que ele tinha feito.

Os apelidos valem muito. Nós poderíamos ter conhecido ele como José, levita de Chipre, mas quis Deus que ele fosse registrado como Barnabé, o encorajador. E você, pelo que você quer ser lembrado?

Fonte: Bíblia e conversa com amigos.

Posts relacionados

Comentários