Trilha segura

Jesus é a porta, o caminho, a verdade, a trilha segura…

No dia a dia deparamos com inúmeras pessoas inseguras, cheias de dúvidas, com muitas perguntas sem respostas. O pior é que mesmo que encontre respostas para algumas perguntas, essas pessoas estão sempre indagando sobre novos questionamentos. Entendo que não encontraram ainda a trilha segura que nos leva ao Pai, ou seja, o caminho plenamente seguro que é o Deus Filho, Jesus de Nazaré. Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém chega ao Pai, a não ser por mim” – João 14.6.

Assim sendo, essas pessoas tornam-se presas fáceis engodadas em pensamentos diversos e divergentes do verdadeiro ensino encontrado na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus.

É sabido que para que alguém reconheça uma cédula falsa é necessário que este conheça todos os detalhes que caracterizam a cédula verdadeira. Assim, ao manusear as cédulas que recebe, o caixa bancário detecta uma cédula falsa, se por acaso houver, não por suas características, porém por ela não apresentar todas as características da verdadeira cédula.

Certa vez o profeta Elias confrontou o povo de Israel com a seguinte pergunta: “Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no. O povo, porém, nada respondeu”. – I Reis 18.21. Sabemos que essa é uma prática antiga. Como encontrar, então, a trilha segura a fim de que jamais fiquemos com o nosso coração dividido e sem respostas quando confrontado?

Quem não gostaria de encontrar um tesouro? Se fosse anunciado na TV que amanhã, em tal lugar, haveria uma corrida “em busca de um tesouro perdido”, pessoas que acreditassem no anúncio aos milhares estariam lá, no local pré-determinado.

A Bíblia diz que: “O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo”. (Mateus 13.44). Por isso, “O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas…” (Mateus 12.35a).

Jesus é a Porta, o caminho, a verdade, a trilha segura. Ele quer te dar vida abundante. Mas para que você receba tudo isso gratuitamente, você precisa arrepender-se dos seus pecados, lançar-se aos seus pés, abdicar de sua própria vida, isto é, morrer para o mundo, afim de que possa nascer para Deus Pai, e ao ser regenerado participar da vida de Deus em Cristo Jesus.

Deste modo você andará na “Trilha Segura” e terá plena certeza da sua salvação; viverá continuamente na verdade e em segurança por Cristo Jesus nosso Senhor, e toda dúvida e incerteza serão banidas do seu coração para todo o sempre.

Texto de Gerson Salustre.