Como conseguir amigos de verdade

Por mais independentes que sejamos, é fato que todos nós precisamos de amigos. A vida pode ser vivida sozinha, mas nunca seremos tudo o que poderíamos ser, se caminharmos sozinhos, sem alguém perto o suficiente para nos animar, estimular, confrontar o suficiente para sermos a melhor versão de nós mesmos. Porém, por mais que você queira ter amigos por perto, muitas vezes é difícil de encontrá-lo.

Eu me sentia assim (ainda sinto um pouco, na verdade), foi quando desde o ano passado comecei a pedir a Deus que me desse amigos. Para minha surpresa, no começo do ano, Deus falou claramente ao meu coração que para isso, antes era preciso que eu aprendesse a ser uma boa amiga. Eita, Jesus. Não esperava por essa e confesso que ainda não aprendi muita coisa, mas queria compartilhar com você, coisas que tenho tentado repetir constantemente na minha cabeça até que, quem sabe, eu realmente aprenda.

Não crie expectativas

Um problema sério em nossos relacionamentos é o peso que colocamos no outro, esperando que ele seja, aja e viva de acordo com o que queremos. Isso é impossível! Por melhor que alguém seja, ele nunca será capaz de satisfazer todas as nossas necessidades, sem esquecermos que ele também tem seus desejos e anseios para realizar. Aliás, ele é uma pessoa assim como você, pessoinha, e talvez esteja do outro lado, esperando coisas de você, que você nem percebeu que ele precisa. Frustramo-nos quando impomos que o outro siga o roteiro que planejamos em nossa mente e quando isso acontece, a culpa é única e exclusiva nossa. É preciso conhecermos nossas limitações e sermos compreensivos o suficiente para reconhecer que o outro também tem suas falhas e talentos, pode ser 100% perfeito em algo, mas em outra coisa ainda estar aprendendo. Just l i k e you! Deixa as coisas acontecerem naturalmente e se surpreenda com o que pode acontecer.

Seja sempre honesto

Às vezes, por medo de entristecer ou perder a outra pessoa, omitimos nossa opinião sincera ou falamos exatamente o que o outro espera e deseja ouvir. Isso não é ser amigo de verdade, muito pelo contrário! Por mais que seja difícil falar a verdade ou que você saiba que isso pode doer na outra pessoa, um bom amigo é sempre sincero. O livro de Provérbios (que é um excelente manual de como fazer a manter amigos), diz lá no capítulo 27, versículos de 05 a 06: ‘Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos”. Lembre-se disso quando estiver em uma saia justa ou uma situação mais complicada com seu brother do coração. Isso nos dá coragem para fazer a coisa certa. E você pode ter certeza que seu amigo lhe agradecerá lá no futuro, quando as coisas ficarem mais claras aos seus olhos e entendimento. Ele vai saber assim que você é um bom amigo de verdade e que pode confiar no que você diz!

Esteja disponível

Confiança é muito importante num relacionamento. Saber que pode confidenciar o que há de profundo em seu coração e ter segurança de que haverá discrição e não-julgamento (embora com repreensão, quando preciso) é a base para qualquer relação saudável. Mas mais do que isso, é preciso saber estar perto, mesmo quando distante. É saber que não importa o quanto o mundo pareça estar desmoronando ao seu redor, sempre haverá um ombro pronto a ser um ponto de paz e calmaria.

via GIPHY

Estar disponível e se prontificar a estar junto é um representação física para o outro do que Deus faz por nós, sempre de braços abertos para nos receber, para se alegrar com as boas notícias e para nos consolar nas tristes. Quem tem um amigo por perto não se sente sozinho, tem forças para avançar no caminho e experimenta um pouco da infinita misericórdia do Pai.

Seja você mesmo

Sei que isso parece extremamente clichê, mas acredito que no quesito amizade, seja um ponto fundamental. Ser apenas o que esperam de você e o que você realmente é, é o que separa bons amigos dos melhores. A magia acontece quando pessoas que andavam por aí pensando que eram estranhas demais, encontram alguém que diga ‘sério que você pensa assim/gosta disso/ se sente assim?’. Somente a autenticidade é capaz de firmar laços firmes. Somente nos permitimos mostrar nossa vulnerabilidade à pessoas que consideramos profundamente. E quando nos abrimos de coração para pessoas boas, elas nos retribuem com peito aberto também.

Então, se você me perguntar, como fazer e manter amigos, só posso falar sobre as experiências que tenho tido ultimamente, e o que aprendi é que o segredo é aprender a ser, antes de tudo, um bom amigo. É preciso entender e ser para os outros, o que você espera que sejam para você. Pode ser trabalhoso, pode ser que tenhamos que abrir mão de muitas coisas, muitas vezes, mas é assim que crescemos como pessoas e como cristãos. Cristo é o melhor exemplo que podemos ter de como se doar e amar os outros. Busque Nele os melhores conselhos e sei que Ele te direcionará a saber lidar com cada pessoa, sabendo ser exatamente o que precisa para ser verdadeiramente uma pessoa legal e bacana, um bom amigo.

Ah, e venha ser meu amigo também, hehe. (: